Fundação João Fernandes da Cunha - Eventos Culturais, Biblioteca, Centro turístico - Salvador Bahia
contatos
Tel: (71) 3328-0522
ZAP: +55 71 9681-0449
e-mail: fundjfc@hotmail.com / fundbibli@hotmail.com
Fundação João Fernandes da Cunha

Fundação
João Fernandes da Cunha

Fundação João Fernandes da Cunha - Biblioteca

conheça aBiblioteca João Fernandes da Cunha

Fundação João Fernandes da Cunha - Visita

venha nos visitarFundação João Fernandes da Cunha

rss fundação joão fernandes da cunha

/ Artigos

Pesquisas demonstram que mulheres vivem mais na Bahia

Artigo do Dr. Silvoney Sales

Sou assinante do A TARDE há mais de meio século. Leio o jornal, por completo, diariamente. O que me levou a escrever este artigo é a percepção que tive na coluna de obituários. Tenho percebido que a coluna, na lista de mortes naturais, contém, cada vez mais, pessoas falecidas acima de 100 anos de idade. Assim, fui pesquisar, a partir das constatações ditas acima sobre os obituários.

Dados do IBGE de 2024 revelam que a expectativa de vida ao nascer na Bahia chegou a 75,8 anos, recuperando e superando os níveis pré-pandemia de COVID-19.

Em 2010, a esperança de vida ao nascer na Região Metropolitana de Salvador era de 74,45 anos, demonstrando um crescimento constante ao longo da década.

A Bahia é o estado brasileiro com o maior número absoluto de pessoas centenárias (com 100 anos ou mais).

A pesquisa mostra que as mulheres vivem mais. E Salvador se destaca como a capital brasileira com o maior percentual de mulheres, impulsionado em parte pela maior longevidade feminina (elas representam cerca de sete a cada dez centenários).

A proporção de idosos (pessoas com 60 anos ou mais) na Bahia tem aumentado significativamente nos últimos anos, e estima-se que a população idosa crescerá ainda mais nas próximas décadas.

As pesquisas mundiais indicam que a expectativa de vida aumentou significativamente no Século 21, fazendo com que mais pessoas cheguem à idade avançada e mais indivíduos ultrapassem os 100 anos de idade. 

As pesquisas também demonstram que o Japão tem a maior expectativa de vida do mundo e com frequência abriga em sua população a pessoa mais velha do planeta, embora alguns estudos contestem o número real de centenários globalmente. Japoneses tendem a seguir dietas mais saudáveis, porém, a taxa de natalidade no país é baixa. O número de pessoas com 100 anos ou mais no Japão atingiu um recorde de quase 100 mil, segundo o governo japonês.

Foi divulgado no ano passado que o Brasil conta com mais de 37 mil centenários, segundo o Censo de 2022. E tinha uma supercentenária (pessoas com 110 anos ou mais), a freira e professora Inah Canabarro Lucas, no Rio Grande do Sul. Ela foi a pessoa viva mais velha do mundo entre dezembro de 2024 até sua morte, com quase 117 anos, em 30 de abril de 2025 (ela nasceu em 8 de junho de 1908 no estado gaúcho).

Na condição de médico reconheço fatores que contribuem para o aumento da longevidade: avanços na medicina e saúde pública, com melhora nas condições de saneamento, nutrição e tratamentos médicos; aumento da população mundial; e, não podemos esquecer também da herança genética.

Mas os desafios da idade avançada são muitos, e sofridos. Viver mais não garante viver melhor, e é comum que pessoas de idade avançada enfrentem doenças crônicas, como diabetes e demência, por exemplo. E há também as perdas naturais de entes queridos, o isolamento social, declínio da saúde física e mental, e dificuldades financeiras. A sugestão é que todos devem se preparar, mantendo uma rede de apoio social forte, hábitos saudáveis, e uma visão positiva sobre a vida, o chamado alto-astral.

 

*Silvoney Sales é médico, vice-presidente da Fundação João Fernandes da Cunha, ex-vereador de Salvador e conselheiro do Esporte Clube Vitória.

Criação de Sites - Allan Carvalho
Fundação João Fernandes da Cunha
Largo do Campo Grande n° 8 – Campo Grande – CEP 40.080-121 – Salvador – Bahia – Brasil
Telefone: (71) 3328-0522 ZAP: +55 71 9681-0449
E-mail: fundjfc@hotmail.com / fundbibli@hotmail.com