"Conceição" refere-se à Imaculada Conceição, uma devoção católica forte de Portugal, padroeira do reino. "da Praia" complemento dado pela população de Salvador porque a primeira capela, e depois a Basílica, foram erguidas na Cidade Baixa, onde as águas da Baía de Todos os Santos batiam na construção, e por ser a padroeira dos marinheiros e comerciantes que frequentavam o porto.
A imagem chegou com Tomé de Sousa, o primeiro governador-geral do Brasil, tornando-a a primeira santa na capital baiana e, consequentemente, a padroeira do estado. Sua celebração, em 8 de dezembro, é a festa religiosa mais antiga do Brasil, com raízes desde o século XVI.Na Bahia, é sincretizada com o orixá Oxum (rainha das águas doces) no Candomblé e na Umbanda, sendo homenageada com o amarelo, representando beleza, amor e riqueza.
A Basílica
A igreja atual é uma imponente construção barroca, cujas pedras foram trazidas de Portugal, e é um marco na Cidade Baixa, servindo como ponto de partida para outras grandes festas, como a do Senhor do Bonfim.