Fundação
João Fernandes da Cunha
conheça aBiblioteca João Fernandes da Cunha
venha nos visitarFundação João Fernandes da Cunha
/ Notícias
A Prefeitura de Salvador lançou, nesta sexta-feira (27 de junho), a programação das celebrações da Independência do Brasil na Bahia, comemorada no dia 2 de Julho. As festividades vão acontecer entre sábado (28) e 13 de julho.
A população contará com desfile de fanfarras, concurso de fachadas decoradas, homenagem aos heróis da Independência, cerimônias cívicas, encontro de filarmônicas, espetáculo de dança, teatro e shows musicais. Nesta edição, a festa da Independência do Brasil na Bahia completará 202 anos, com o tema “Eu sou o 2 de Julho”.
A programação completa pela vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos, e pelo presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, durante coletiva à imprensa no Teatro Gregório de Mattos, no Centro.
A programação da festa, organizada pela FGM, começa neste sábado com o espetáculo de dança “Ao Pé do Caboclo”, que será apresentado às 19h, no Campo Grande, com reapresentação no domingo (29).
Já a segunda-feira (30) terá a tradicional saída do Fogo Simbólico das cidades de Cachoeira e de Mata de São João, que representam os Recôncavos Leste e Norte, em direção a Pirajá, um percurso que simboliza a chama da liberdade.
Além disto, o Pátio 2 de Julho será aberto no Forte de São Pedro, com apresentações musicais.
Na véspera, no dia 1º, a programação conta com a celebração do Te Deum na Catedral da Sé, a união dos Fogos Simbólicos em Simões Filho e a Cerimônia Cívica de Chegada do Fogo Simbólico no Largo de Pirajá, onde autoridades vão realizar o hasteamento das bandeiras, acender a pira e depositar flores no túmulo do General Labatut.
O Hino Nacional será executado pela Banda de Música da Polícia Militar da Bahia e um show do Cortejo Afro encerrará a noite em Pirajá.
no dia 2 Julho, acontece a alvorada com queima de fogos no Largo da Lapinha, que dará início às festividades. A organização do Cortejo Cívico está marcada para 9h e será seguida por cerimônias de hasteamento de bandeiras e execução do hino nacional.
O desfile cívico contará com a participação dos Caboclos de Itaparica, fanfarras, filarmônicas e grupos populares, percorrendo da Lapinha até a Praça Thomé de Souza. O trajeto será palco do Concurso de Fachadas decoradas e de paradas para homenagens aos heróis da Independência e a instituições históricas como o Convento da Soledade e a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.