As Voluntárias Sociais da Bahia são uma sociedade civil de direito privado e sem fins lucrativos, fundada por D. Lavínia Magalhães, esposa do então Governador Juracy Magalhães, em 21 de março de 1960.
Voluntárias Sociais tem a peculiaridade de ser sempre presidida pela Primeira Dama do Estado, de acordo com o artigo 24° do estatuto da Entidade.
Durante o Governo de Waldir Pires (1987-1989), a então Primeira Dama, D. Yolanda Pires, mudou o nome da Instituição para MAIS – Movimento e Ação Integrada Social.
Em junho de 1991 a Organização volta ao nome original de Voluntárias Sociais da Bahia.
A partir de 2007 adotou-se uma nova metodologia de trabalho, alinhada com a política nacional de assistência social em consonância com os governos estadual e federal.
Em 2009, as Voluntárias Sociais se mudaram para uma nova sede no Largo do Campo Grande, no Palacete das Rosas, o que facilitou um maior contato com a população.
Na ocasião, foi inaugurado nas instalações, o “Memorial de Fotografias“ em homenagem às primeiras-damas que presidiram a instituição.
Visão, Missão e Valores
Voluntárias Sociais do Estado da Bahia (VSBA) é uma organização não-governamental (Associação) que desde 2007 implantou uma nova direção política, social e cultural.
As ações desenvolvidas passaram do assistencialismo para a prestação da assistência social como direito de cidadania, serviço obrigatório e responsabilidade do Estado, conforme preconiza Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
VISÃO
Ser referência como organização reconhecida pela capacidade transformadora de suas ações.
MISSÃO
Promover e contribuir para a efetivação das políticas públicas, para o bem comum e a construção de uma Bahia de todos nós.
VALORES
Trabalhar com ética e transparência na captação e aplicação de recursos público e/ou privado;
Utilizar critérios claros, democráticos e participativos na eleição e seleção de comunidades, pessoas a serem assistidas ou educadas;
Desenvolver técnicas e metodologias inovadoras que proporcionem soluções de transformação social;
Valorizar e capacitar, continuamente, colaboradores e parceiros sociais.